sexta-feira, 31 de maio de 2024

O sábado foi feito para o homem – Mc 2,23-28

 




EVANGELHO: Mc 2,23-28 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”

25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”.

27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O que é permitido e o que é proibido? Os fariseus responsabilizam Jesus pelo mau comportamento dos seus discípulos, que não respeitam o preceito do repouso sabático. Por que fazem o que não é permitido? Atravessavam plantações colhendo espigas de trigo no sábado. Jesus lembra aos fariseus que o rei Davi e seus companheiros comeram os pães das oferendas, o que também não era permitido. Afinal, o que é permitido e o que é proibido pela Lei de Deus?

A questão não é nem o sábado nem os pães das oferendas, mas sim a interpretação da Lei. Jesus não desfaz a Lei de Moisés, que é a Lei de Deus. Ele a coloca no seu devido lugar. E seu devido lugar é estar a serviço do ser humano, como qualquer lei canônica. Defendendo os discípulos que violaram o repouso sabático, Jesus diz que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Discípulos de Jesus e Davi e seus companheiros fizeram o que não era permitido porque tinham fome. O ser humano com fome questiona o cálice de ouro, segundo São João Crisóstomo. Não é preciso ser Deus para ser senhor do sábado. Basta ser homem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.

“Quando uma sociedade entra em crise, a tentação é multiplicar as leis. No tempo de Jesus, eram contabilizados mais de seiscentos mandamentos e leis. Para muitos, todas as normas tinham o mesmo valor; para outros, a obrigação maior repousava no sábado. O conflito narrado por Marcos não visa a Jesus, mas a seus discípulos, e revela uma das crises da comunidade cristã nascente.

Agarrados ao legalismo, muitos não conseguiam perceber a supremacia da vida sobre a lei. Em sua origem, o descanso sabático tinha, como objetivo, aliviar a situação do povo escravizado. Depois, tornou-se uma obsessão contra a qual Jesus se posicionou: a vida está acima da lei. E ainda: o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

De que forma compreendo e acolho os ensinamentos de Jesus?
O que os gestos de Jesus dizem para mim hoje? Quais são os legalismos que me aprisionam e me impedem de viver a fraternidade?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus coloca a vida acima da lei. Ele veio trazer vida e vida em abundancia. Como você pretende viver, durante o dia, os apelos que o senhor lhe revelou?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Nenhum comentário:

Postar um comentário