EVANGELHO: Mc 1,29-39
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
A palavra de Jesus sempre vem acompanhada de ação. Liberta a sogra de Simão para que deixe sua alienação e se ponha a servir. No ensino dos demônios se entende o que é o ensino de Jesus com autoridade. Eles têm teologia correta, sabem que Jesus é o Santo de Deus (v. 24), mas sua ação é má. Jesus une a libertação à palavra. Nisso ele é o oposto dos demônios. Jesus fala e liberta; os demônios falam e alienam. A palavra/ação de Jesus nesse momento atinge os habitantes de Cafarnaum: doentes e endemoninhados são curados. Depois ele se retira a um lugar deserto para rezar. Jesus tem um compromisso com o Reino. Não quer fazer show, por isso precisa se retirar e também estar em sintonia com o Pai, em oração. A evangelização sempre deve ser palavra, ação e oração.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar. Amém.”
Leitura (Verdade)
Faça a leitura do Evangelho e procure identificar sua mensagem central. Leia-o quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras e os versículos que mais lhe chamam atenção. Vale lembrar que, neste primeiro passo da leitura orante, é importante compreender o texto. Por isso, atente-se aos personagens e a suas ações. Observe o que está acontecendo na narrativa.
“Saindo da sinagoga, em Cafarnaum, Jesus vai à casa de Simão. Lá, apresentam-lhe a situação da sogra acamada, com febre alta. Jesus interessou-se pela doente e a curou. Ela, quando se viu com saúde, levantou-se e foi servir a Jesus e ao seu grupo. Muitas coisas podemos aprender com essa cena: o valor da oração de intercessão, pela qual apresentamos nossas necessidades ao Senhor; a misericórdia de Jesus que vem ao nosso encontro em nossas tribulações; e a atitude de serviço, própria de quem está no caminho de Jesus. Aonde chega a presença de Jesus, o mal se afasta. É o Reino de Deus que chega com sua bondade e sua misericórdia. Onde tocam as suas mãos, renasce a vida.”
Meditação (Caminho)
Marcos diz que a sogra de Pedro estava gravemente doente. Jesus atendeu o pedido que lhe fizeram, e mostrou um carinho especial para com a mulher: aproximou-se, tomou-lhe a mão e a ajudou a levantar-se. Como nos relacionamos com as pessoas? Especialmente com as mais próximas que precisam de nosso carinho e que lhe estendamos a mão?
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer a Ele? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor tudo o que desejar. Apresente-lhe seu louvor, sua gratidão pela vida e tudo que a Palavra o(a) suscita a pedir.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você gostaria de passar este dia, com o ensinamento do Senhor?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário