EVANGELHO: Mc 1,40-45
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
Comentário do Evangelho
Um leproso rompe as regras e se aproxima de Jesus. Jesus rompe as regras, estende as mãos e toca no leproso. Rompe-se a velha ordem para dar início a uma nova aliança. O Reino de Deus está às portas. Jesus quis que aquele homem fosse purificado e restaurado em sua dignidade, mas não quis propaganda. “Não diga nada a ninguém”. Depois da cura, Jesus lhe fala com severidade. Alguns textos antigos não dizem que Jesus “se encheu de compaixão”, e sim que “se encheu de ira”. Jesus manda que o homem cumpra a lei e se apresente aos sacerdotes do Templo. Seu nervosismo seria por causa da lei que excluía e não curava? No tempo de Jesus, o leproso era por excelência um excluído da sociedade. Maldade? Intolerância? Talvez não! Era o que podiam fazer. Era preciso ser prudente e evitar contaminações, mas saltava aos olhos a exclusão, acrescida de normas rituais, que faziam do leproso um impuro. A interpretação comum, em parte proveniente do ensinamento dos escribas, dizia que isso acontecia com quem era pecador. Castigo de Deus!
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Jesus enche-se de compaixão por um leproso, estende a mão para ele e o toca. Jesus espera de nós essa atitude de compaixão para com os necessitados. Abrindo nosso coração, façamos nossa oração com esta Palavra que nos acompanhará durante o dia.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, rompe todo tipo de preconceito diante das pessoas necessitadas. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Se queres, tens o poder de purificar-me!” Faça a leitura da Palavra quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Qual é o contexto do relato bíblico? Quais expressões se repetem? Quais os ensinamentos de Jesus? Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Este é o momento de meditar o Evangelho lido e escutar o que Deus quer lhe dizer por meio de sua Palavra. Retome a leitura do Evangelho, deixe-se tocar profundamente por Deus e medite sua Palavra.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja. Ele, com amor e carinho de Pai, o(a) escuta.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

Nenhum comentário:
Postar um comentário