sexta-feira, 31 de maio de 2024

Jesus cura um paralítico – Mc 2,1-12

 


EVANGELHO: Mc 2,1-12

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.
5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.
8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”
12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Benditos os quatro homens cheios de fé que se dispuseram a ajudar o paralítico e o levaram até Jesus. Vendo a fé dos quatro homens, Jesus perdoou os pecados do paralítico. Ilumine o seu dia com essa palavra e procure mais três pessoas que queiram ser parecidas com os quatro homens que ajudaram o paralítico. Formem um pequeno grupo para lerem, meditarem e praticarem juntos o Evangelho. Olhem juntos para Jesus e levem até ele quem está cansado e sobrecarregado com o peso da vida.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Outra vez o Evangelho de Marco narra a fé do povo em Jesus para ser curado de seus males. E Jesus admirado não só cura, mas perdoa. Quer a libertação total do ser humano. Ele veio para nos dar a vida em plenitude. Coloque-se na presença de Jesus como esse paralitico e expresse sua fé em oração e quietude interior para ouví-lo e seguir seus ensinamentos.
Trace, com plena devoção o sinal da Cruz, sobre seus corpo. Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espirito Santo. Amém.

Leitura (Verdade)
O que este texto diz? Leia outra vez o Evangelho e perceba os verbos de ação; as atitudes de Jesus, as dos escribas e do povo. Qual a novidade que JESUS trouxe?
“Marcos inicia uma primeira séria de polêmicas entre as autoridades religiosas e Jesus. Estas acontecem na Galileia. Mais tarde haverá polêmicas mais duras em Jerusalém. Fica clara a oposição do judaísmo ao cristianismo nascente. Para os escribas, Jesus estava blasfemando, pois pretendia perdoar pecados. A fé é sempre o caminho do milagre. No fato narrado por Marcos, cresce a importância da oração feita pela comunidade ao enfermo. Embora tenha curado muitos enfermos, este não era o objetivo de Jesus. Ele veio para expulsar o mal, em todas as suas formas, e nos trazer a salvação. Hoje ainda podemos ouvir – na Reconciliação – as palavras salvadoras de Jesus: “Teus pecados são perdoados; levanta-te e anda!”. (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Meditar não é ficar com a mente vazia, então volte ao Evangelho e com bastante atenção, ouça as palavras de Jesus. Permita que sua Palavra entre em seus coração e se faça vida em sua vida. procure acolher o que o Senhor lhe oferece neste momento.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva dizer a Deus? Faça sua oração confiando também na oração da comunidade cristã, pois as mediações são necessárias em nossa caminhada de fé. Agradeça o Mestre Divino por tudo o que já fez em sua vida. Reze pelos membros de sua comunidade, por aquelas pessoas que pediram suas preces. Reze com seu coração aberto e cheio de fé.

Contemplação (Vida e Missão)
Deixe-se provocar pela ação de Jesus. Verbalize a ação concreta que você quer fazer, hoje, após escutar o Mestre Divino, nesta rica narrativa de Marcos.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

1ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Nenhum comentário:

Postar um comentário