sexta-feira, 31 de maio de 2024

Jesus acalma a tempestade – Mc 4,35-41

 


EVANGELHO: Mc 4,35-41

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Os milagres de Jesus beneficiam as pessoas que o procuram, mas ele também mostra o seu poder sobre os elementos da natureza. Acalmou a tempestade e falou com o vento e com o mar como se fala com alguém. Ele estava no barco dormindo, quando veio uma forte ventania e as ondas se jogavam para dentro do barco. Os discípulos o acordam e lhe perguntam se não se importava com o que estava acontecendo. Criticam Jesus por estar dormindo enquanto o barco se enchia de água. Ora, Jesus simplesmente estava dormindo. Quando acordou, tomou logo uma providência e se fez a calmaria. Chamou então os discípulos de medrosos e sem fé. Com isso quis dizer que, se tivessem fé, teriam eles mesmos acalmado a tempestade? Em outra ocasião Jesus já lhes tinha dito: “Se vocês tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda, mandariam uma árvore se plantar no mar e ela obedeceria”. Teriam os mortais tal poder com o dom da fé? Parece que sim. Então, que o Senhor aumente a nossa fé.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” O Evangelho nos convida a sair da margem do medo, da insegurança, e ter fé em Jesus nos momentos de aflição.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, fortalece minha fé para que ela não seja maior do que minhas aflições. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia o Evangelho com calma, atentando-se aos detalhes da cena narrada. Jesus e os discípulos passam para a outra margem ao cair da tarde, depois de se despedirem da multidão. Enquanto estão no barco, vem uma forte ventania que aflige os discípulos. Qual é a reação deles? Onde Jesus estava? Quais os sentimentos dos discípulos? Qual é a reação de Jesus? Quais questionamentos Jesus faz aos discípulos? Qual é a reação dos discípulos diante da atitude de Jesus?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? O que provoca desespero e aflição em sua vida? Qual é a sua atitude diante das aflições? Você tem consciência da presença de Jesus, conduzindo o barco da sua vida? Quem é Jesus para você?

Oração (Vida)
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
O que o Evangelho o(a) leva a viver hoje? Quais situações Jesus lhe pede para viver com fé?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.

3ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

Nenhum comentário:

Postar um comentário