segunda-feira, 3 de junho de 2024

Jesus expulsa o espírito impuro – Mc 5,1-20

 


EVANGELHO: Mc 5,1-20

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro.
3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.
5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe disse: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.
11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo.
16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus liberta um homem dominado por um demônio que se chama Legião. Legião lembra o exército romano. Dois mil porcos que se afogam lembram o exército egípcio no Mar Vermelho. Quando viram o possesso curado, ficaram com medo. Pediram, então, a Jesus que fosse embora. Recuperaram um ser humano, mas perderam os porcos. Ser humano dá trabalho. Porcos dão lucro.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Jesus revela a sua misericórdia libertando os oprimidos dos males que os afligem. O homem libertado do espírito impuro é enviado pelo próprio Jesus para anunciar aos seus a misericórdia que ele experimentou em sua vida. Que o Espírito Santo me ilumine e me mostre o caminho de libertação e misericórdia que quer realizar em minha vida por meio de sua Palavra.
“Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!”

Leitura (Verdade)
Releio o Evangelho e observo a situação deste homem que sai dos túmulos e vai ao encontro de Jesus. Qual sua atitude? Como reagem as pessoas diante do acontecido? O que diz Jesus ao homem depois de tê-lo curado?
“Em detalhes, o evangelista mostra a triste situação deste homem. Ele estava possesso de um espírito impuro, vivia entre os túmulos, lugar da morte e da solidão. Os cemitérios ficavam fora das cidades. Mais ainda: o possesso se feria com pedras e recusava qualquer tipo de socorro. Prendiam-no como se prende um animal, mas ele escapava. Seu encontro com Jesus é cheio de contrastes. Ele quer ser libertado, mas as forças interiores resistem à graça. A expulsão deste espírito imundo representa a vitória de Jesus sobre Satanás e seu exército. Jesus veio para libertar o homem do pecado e de todas as consequências do pecado. Como os gerasenos, nem sempre queremos a libertação, agarrados que estamos às ilusões do pecado.” .” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Jesus é o rosto misericordioso do Pai. A narrativa conclui que o homem liberto anunciava junto dos seus tudo o que Jesus realizara em sua vida. Sou grato(a) e anunciou as maravilhas de Deus? Tenho fé de que Deus tem sempre a vitória sobre o mal?

Oração (Vida)
Entregue ao Senhor os frutos de sua oração, de sua meditação e de sua contemplação da Palavra. Apresente o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido. Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço-vos as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver com a sua graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Como você pretende viver concretamente o pedido de Jesus: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário