sexta-feira, 31 de maio de 2024

Jesus voltou para casa – Mc 3,20-21

 


EVANGELHO:  Mc 3,20-21

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus está sempre cercado de muita gente, o que chama a atenção de seus parentes, causando-lhes preocupação. A preocupação pode ser tanto com o bom nome da família no meio do povo como também pela segurança e pelo bem-estar de Jesus. Somente em Marcos lemos o relato da atitude da família de Jesus, que acha que ele está ficando louco. A interpretação do texto, porém, é complexa.

Literalmente se lê: “E, ouvindo, os seus saíram para detê-lo; diziam, pois, ‘enlouqueceu’”. Quem são “os seus”? Podem ser os parentes e também os discípulos. “Enlouqueceu” pode se referir a Jesus e também à multidão. A interpretação comum é que os familiares de Jesus achavam que ele estava fora de si.

Certamente Maria se preocupava com seu Filho. Era mãe, e o via muito exposto. Ela podia ter restrições a algum dos doze companheiros mais íntimos de Jesus. Com quem Jesus andava, o que faziam ele e seus apóstolos, que perigos corriam? Jesus se expunha, sem dúvida alguma, e seus adversários se manifestavam.

Os escribas de Jerusalém, por sua vez, acusarão Jesus de estar possuído por Beelzebu, o príncipe dos demônios. Para uns, enlouqueceu; para outros, era um possesso! Nada de novo debaixo do sol, nada de novo entre os seres humanos, que ainda devem aprender a relacionar-se de forma humana.

Jesus tem uma missão a ser cumprida. Ele deve ensinar e demonstrar com gestos concretos a veracidade de seus ensinamentos. Ele o faz. Terá enlouquecido? Entre nós há gente aparentemente louca. Alguns já foram canonizados e estão no altar. Outros continuam sendo criticados.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Fazer a vontade do Pai ocupava todo o tempo de Jesus, e Ele não tinha tempo nem mesmo para se alimentar. O Evangelho nos convida a contemplar a totalidade de Jesus na entrega à sua missão e sua disposição para servir os irmãos.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Mais uma vez, a multidão vai ao encontro de Jesus, mas, desta vez, vai encontrá-lo em sua casa. Em quais outros lugares a multidão buscou encontrar Jesus, conforme foi relatado em outras passagens bíblicas? O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito?

“Para Marcos, a casa é o lugar por excelência onde Jesus encontra seus discípulos. É ali que se reparte o pão, se tomam as refeições. A imagem também prefigura a Igreja, a comunidade cristã. Um novo conflito surge para Jesus. Dessa vez, não vem das autoridades religiosas, mas do próprio clã familiar. A tradição judaica dizia que o filho primogênito – Jesus era o único – tinha o dever de cuidar dos pais e deixar, pelo menos, um descendente homem para dar continuidade à família. Em sua vida de andarilho, Jesus não parece preocupado com isso e, então, os familiares chamam sua atenção. Uns acham que ele está ficando louco. Mais tarde, Jesus anunciará sua nova família, que surge da Palavra de Deus.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O que a doação total de Jesus ao projeto do Pai me leva a meditar? Sou capaz de fazer uma entrega despojada e generosa em favor dos irmãos? Medite em seu coração a atitude de Jesus, seu amor pleno e sua livre adesão à vontade do Pai.

Oração (Vida)

Reze pedindo a graça de aprender com Jesus Mestre a doação total ao projeto do Pai
“Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração? Viver e testemunhar a fé, sem medo. Como vou atingir este propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Nenhum comentário:

Postar um comentário