sexta-feira, 31 de maio de 2024

Jesus ensina e forma seus colaboradores – Mc 3,13-19


 EVANGELHO: Mc 3,13-19

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá–los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Enquanto as multidões o procuram levadas por seu poder terapêutico, Jesus ensina e forma seus colaboradores mais diretos. As multidões querem a cura de seus males. Não buscam compromissos. Obtida a cura, vão adiante, às vezes até sem um retorno para agradecer. Quando não obtêm imediatamente a cura almejada, vão procurá-la em outro lugar. Jesus, por sua vez, forma um grupo comprometido. Chama Doze, escolhidos entre os discípulos. São os Doze Apóstolos, que sobem com ele à montanha. Jesus escolhe aqueles que ele quer e eles vão até ele. Ele os escolhe para ficarem com ele, para enviá-los a pregar e para terem autoridade de expulsar os demônios. Ficar com Jesus, pregar, expulsar demônios. É curioso que não aparece a cura de doentes nem aqui nem quando ele sai pelas aldeias da Galileia, mas aparece a expulsão dos demônios. Na elaboração de seu Evangelho, Marcos contrapõe o poder de Jesus ao poder do demônio, não como dois poderes iguais, mas como uma batalha que se trava entre dois lados opostos, que tem como centro o ser humano. Jesus liberta o ser humano do poder demoníaco e escolhe Apóstolos que farão o mesmo. Esses apóstolos devem fazer uma opção clara e definida pelo lado de Jesus, sem bandearem para o lado do demônio.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
É Deus que chama e envia em missão quem Ele quer. O Evangelho de hoje é um convite para acolhermos o chamado de Deus, para estarmos com Ele e para anunciarmos o Evangelho da salvação.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta-me para o chamado que Deus me faz e dá-me coragem para responder-lhe com o serviço aos irmãos. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus. Observe Jesus subindo a montanha e chamando cada discípulo pelo nome. Os discípulos chamados constituem o número de doze apóstolos. Jesus os chama para permanecerem com Ele e para enviá-los em missão, para anunciar a Boa-Nova, com o poder de expulsar os demônios. Recorde outras passagens bíblicas em que Deus chama pessoas para enviá-las em missão.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Quando você sentiu fortemente o chamado de Deus? Qual foi sua resposta? Para qual missão Deus o(a) envia? Medite sobre o chamado de Deus e coloque-se entre os chamados.

Oração (Vida)
Reze pelas vocações da Igreja – matrimonial, leiga, sacerdotal e religiosa –, repetindo várias vezes, durante o dia, o refrão: “Ó Jesus, Pastor eterno, enviai bons operários para a vossa messe!”

Contemplação (Vida e Missão)
Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus, chamando-o(a) pelo nome. Qual apelo Deus desperta em seu coração hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

2ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

Nenhum comentário:

Postar um comentário