sexta-feira, 31 de maio de 2024

Tu és o Filho de Deus – Mc 3,7-12

 


EVANGELHO: Mc 3,7-12 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.

10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Querem matar Jesus. Ele, porém, se movimenta e segue o seu caminho. Retira-se com os seus discípulos em direção ao lago, mas uma grande multidão o acompanha. Está no meio do povo. Pede um barquinho para não ser apertado pela multidão que se atirava sobre ele, querendo tocá-lo. Os fariseus e os herodianos querem matá-lo por ter violado o sábado ao curar um homem de mão seca. Uma aliança estranha essa de fariseus e herodianos! Algo os incomoda na pessoa de Jesus e em sua pregação. Os pares se congregam facilmente com seus pares.

Os demônios, por outro lado, proclamam que Jesus é o Filho de Deus. “Tu és o Filho de Deus”, gritam. Religiosos e políticos querem matá-lo. Demônios fazem profissão de fé ao reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. O velho Simeão já tinha dito, quando apresentaram o Menino Jesus no templo: “Ele será sinal de contradição”. Assim foi, assim é e assim continuará a ser, sempre, porém, acompanhado por uma multidão que o segue e quer tocá-lo. De toda parte o procuram porque ouvem dizer quanta coisa ele faz. Suas ações mostram quem ele é e o que ele quer.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Uma grande multidão da Galileia o seguia.” Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos se retirando da agitação do dia a dia e seguindo em direção ao lago. Não permanecem sozinhos, pois a multidão, motivada pelas palavras de Jesus e por suas curas, os segue e vai ao seu encontro. Os espíritos impuros, quando veem Jesus, caem a seus pés. O que esses espíritos afirmam sobre Ele? Qual é a atitude de Jesus diante de tal afirmação? Quem são os espíritos impuros?

“Marcos revela que, entre os que escutavam Jesus, existiam pessoas de nada menos do que sete diferentes localidades, algumas delas situadas em território pagão. É o Reino de Deus que se abre para todos. Não se trata de uma pequena religião nacional, mas de uma proposta que abrange todos povos e em todos tempos.

O prestígio de Jesus arrasta uma grande multidão, e ele utiliza um pequeno barco para atender a todos, especialmente, os enfermos. Mais uma vez, faz-se notar a ação dos espíritos impuros. A conversão não parte de proselitismo, mas de adesão pessoal. Mais importante que a cura das enfermidades é a Boa-Nova libertadora, anunciada por Jesus. E essa agradável notícia é anunciada por meios simples e pelo testemunho de vida.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade. Estou com a multidão para ir ao encontro de Jesus? Por que a presença de Jesus incomodava algumas pessoas?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

Nenhum comentário:

Postar um comentário