sexta-feira, 31 de maio de 2024

Ele vos batizará com o Espírito Santo – Mc 1,1-8






EVANGELHO:  Mc 1,1-8

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

          1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
2Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”
4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão.
6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Ouvimos em alta voz que a expiação de nossas culpas já foi feita. Podemos nos consolar porque o tempo da escravidão terminou. Uma boa notícia está sendo anunciada para toda a humanidade: Deus está chegando, Deus está vindo com poder. Preparem o caminho do Senhor. Façam uma boa estrada para que ele possa chegar e manifestar a sua glória. Tudo o que foi prometido começa a se realizar. Ele chega como um bom pastor. A verdade e o amor se encontram, a justiça e a paz se abraçam, fidelidade brota da terra. Nosso Deus se aproxima. Na sua frente vem a justiça e atrás, a salvação.

O Senhor vem ao nosso encontro, por isso tiramos do caminho os obstáculos que possam dificultar a sua passagem. Ele passa pela nossa vida, pela nossa cidade, pelo nosso mundo Sua passagem é um impulso para aplainarmos a estrada, nivelarmos os vales, rebaixarmos os montes, endireitarmos o torto, alisarmos o áspero. Com ele certamente seremos capazes de criar novas paisagens, ambientes agradáveis, um mundo habitável. Com o envio do Espírito Santo, a promessa de um povo e de uma terra começa a se realizar aqui, e se completa na eternidade de Deus.

Precisamos de paciência porque ainda não vemos o resultado final da obra do Senhor em nós. Precisamos de paciência conosco mesmos neste tempo de limitações, quando vemos a imperfeição do nosso trabalho ou a demolição da nossa obra. Enquanto esperamos, vamos preparando o caminho do Senhor. Isto não significa que nós, com nossa própria força, fazemos tudo benfeito e então o Senhor vem para abençoar a nossa obra. De fato, é ele quem dá o início de toda boa ação, porque sem ele nada podemos fazer.

O que fazemos é preparar a manifestação da sua glória. Ele age em nós e por nós, e nós, unidos a ele, nos aproximamos de todas as pessoas. Em contato conosco, os outros vão descobrindo que Deus existe, porque descobrem o amor. Isto significa preparar o caminho do Senhor. João Batista prepara o caminho do Senhor num batismo de conversão.

O Senhor vem e derrama em nossos corações o seu amor pelo Espírito Santo que nos é dado. Nós, porém, continuamos imperfeitos e limitados. Queremos ser testemunhas do amor de Deus, mas somos mesquinhos, egoístas, impacientes, intolerantes. Por isso confessamos os nossos pecados e aceitamos um caminho constante de renovação. Vamos nos convertendo dia após dia em direção ao Amor que já está em nós.

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele!” Este é o convite que ouvimos da boca de João Batista. Acolhamos o apelo que a Palavra hoje nos faz para bem prepararmos o caminho do nosso coração para a vinda do Senhor.
Em nossa leitura orante, peçamos: “Espírito que converte, toca o meu coração e o coração de todas as pessoas para que, abandonando os erros e os vícios, nos voltemos para Jesus, por uma sincera conversão. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Quem é João Batista? Qual é o convite central da pregação do Batista? Quais são as interpretações possíveis das frases: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele!” e “Todos verão a salvação que vem de Deus”?
“O tempo do Advento é caracterizado pela espera. Em nosso contexto atual, esperar é um verbo que está banido das relações. A impaciência é um dos males do século. Ora, como viver a mística do Advento em tempos de impaciência? O tempo das coisas de Deus é kairós, não é a escravidão do cronos, do relógio, da agitação, da correria. Sem cultivar a vida interior, certamente, não saborearemos a expectativa da chegada do Messias. João Batista grita a nossos ouvidos e consciência: ‘Preparem o caminho do Senhor!’. Ele nos batizará com o Espírito Santo. Que o Senhor tenha paciência com nosso processo de conversão, que é lento e incoerente” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra 2017”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
João Batista insiste no convite à conversão: “convertei-vos”, “preparai-vos”… A conversão tira do nosso coração os obstáculos que nos impedem de celebrar a vinda do Senhor em nossa vida e no mundo. Coloquemo-nos com fé no caminho de conversão, confiantes de que a graça de Deus nos acompanha.
Quais são os seus propósitos para este tempo do Advento? Em sua vida, você percebe a necessidade de conversão? Quais são as vozes que hoje “gritam nos desertos” e nos convidam a nos voltarmos para Deus? O Evangelho de Jesus Cristo é a voz que o(a) chama à conversão? Como você tem preparado os caminhos para a vinda do Senhor no mundo de hoje, nas realidades em que vive? De que forma pode dar mais lugar a Deus em sua vida?

Oração (Vida)
Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.
Ao mundo falta a vida: Tu és a Vida. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a paz: Tu és a Paz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a luz: Tu és a Luz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta amor: Tu és Amor. Vem, Senhor Jesus!
O mundo caminha em sonhos, busca algo mais. Vem, Senhor Jesus!
Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos deseja concretizar em sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

2º Domingo do Advento – Ano Litúrgico B

Nenhum comentário:

Postar um comentário