EVANGELHO: Mc 1,7-11
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
Comentário do Evangelho
Jesus foi batizado por João Batista no rio Jordão. Ao sair das águas, como num êxtase, viu o céu se abrir e o Espírito Santo descer sobre ele, e ouviu uma voz que dizia: “Tu és o meu Filho amado. Em ti está o meu agrado”. Entrando nas águas, Jesus as santificou e lhes deu o poder de se tornarem sinal de uma vida nova. Saindo das águas, revela-se a Trindade. Sobre o Filho paira o Espírito e o Pai o chama de Filho bem-amado. Jesus não precisava de um batismo para redimir seus próprios pecados porque não os tinha, mas ele queria em tudo assemelhar-se aos seres humanos para matar o pecado em sua própria carne. Sem o ser, ele se faz pecador com os pecadores. João batizava com água, lavava o corpo como sinal de conversão, de mudança de vida, de vontade de estar preparado para o Dia do Senhor. Jesus batizará no Espírito Santo. O próprio João faz a distinção entre o seu batismo e o de Jesus. O de João é com água, o de Jesus será no Espírito Santo. A carta a Tito ajuda-nos a entender o batismo no Espírito Santo, quando diz que “a bondade e o amor de Deus se manifestaram e ele nos salvou, não por causa das nossas boas obras, mas por sua misericórdia. Ele nos lavou pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo”. O Espírito nos gerou de novo e nos renovou. Isso aconteceu no nosso batismo. Fomos então justificados, começamos uma nova existência e nos tornamos herdeiros da vida eterna.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Hoje celebramos a festividade do Batismo de Jesus. Coloquemos-nos na presença do Senhor e acolhamos a sua comunicação de vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado.” Procure um lugar silencioso, que favoreça a compreensão do Evangelho. Leia o texto quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Qual é o tema central do Evangelho?
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que caminho a Palavra lhe indica? Se sentir necessidade, leia mais uma vez o Evangelho, para fazer sua meditação. Escute o que Deus quer lhe dizer por meio da Palavra.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, temos a oportunidade de abrir a Deus o nosso coração. Agradeça ao Senhor sua vida e reze pelas realidades do mundo.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você hoje, a partir da Palavra? Qual atitude você se propõe a viver neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário